Posso confiar no simulador do Meu INSS?
- JK Advocacia
- 13 de abr. de 2023
- 3 min de leitura
Você certamente já ouviu falar que é possível simular a aposentadoria no INSS pela internet através do portal Meu INSS, seja pelo site ou pelo aplicativo.
Aparentemente é uma facilidade para quem deseja ter noção de como será a sua própria aposentadoria.
Mas afinal, o que é a simulação de aposentadoria do INSS?
O simulador de aposentadoria é um dos serviços oferecidos pelo site e aplicativo do Meu INSS. A ideia é que o segurado possa calcular se já tem direito a se aposentar.
Ao simular a sua aposentadoria pelo site ou aplicativo do Meu INSS você encontrará as seguintes informações:
modalidades de aposentadorias;
se o segurado já tem direito ao benefício;
quanto tempo possui de contribuição;
se ele já cumpriu a carência necessária;
entre outras apresentações.
Caso você ainda não tenha direito ao benefício, o sistema informará quanto tempo ainda falta para que você consiga se aposentar.
Esse serviço é muito útil! Concorda?
O simulador utiliza os seus dados previdenciários direto do CNIS (Cadastro Nacional de Informações Sociais) e mostra quais possibilidades de aposentadoria você tem, em tempo real.
É justamente aí que mora o perigo! O simulador apresenta os cálculos com base nas informações constantes no seu extrato previdenciário - CNIS, ou seja, se houver erros ou omissões nas informações de recolhimentos em qualquer período da sua vida laborativa, seu cálculo ficará incorreto.
Muita atenção! Antes de usar a calculadora de aposentadoria, você deverá verificar se todos os dados do seu Extrato Previdenciário CNIS estão corretos (todos os vínculos de trabalho, todos os salários de contribuição, entre outras informações).
Essa checagem será importante para que você não receba informações incorretas do simulador.
Qual é o caminho para simular a minha aposentadoria?
Para você acessar o simulador de aposentadoria, você deverá ter uma conta no GovBR.
Após fazer o devido cadastro, você poderá acessar o aplicativo Meu INSS e logar com a conta criada.
Depois, você chegará na tela principal do APP, com os serviços online do INSS:

Abra o menu principal e clique em “Simular Aposentadoria”.
Você deve estar se perguntando: Afinal, posso confiar na simulação do INSS ou não?
Você poderá confiar na simulação da calculadora do INSS SOMENTE SE:
Seu Extrato Previdenciário CNIS estiver sem nenhum indicador ou pendência.
se não houver período especial (insalubre), rural, como professor ou como pessoa com deficiência, pois o simulador do INSS não contabiliza esses períodos (e eles podem adiantar, e muito, a sua aposentadoria).
Seus salários de contribuição estão corretos. Caso contrário, a previsão do valor da sua aposentadoria ficará errada (função disponível somente para quem já preencheu os requisitos do benefício ou está a menos de 5 anos de se aposentar);
Seus dados pessoais estão corretos (sexo e data de nascimento). Esses dados interferem diretamente no seu direito ao benefício.
Se você se certificou que todas as informações constantes no seu extrato previdenciário CNIS estão corretas (TUDO mesmo!), poderá ficar tranquilo e confiar no simulador.
Em quais situações o simulador do MEU INSS não é confiável?
Caso você precise adicionar algum período ou salário manualmente, não poderemos garantir que a calculadora do INSS será confiável.
Vale lembrar que não existem garantias de que o INSS irá reconhecer os períodos que você colocou no simulador.
Se você verificar algum erro, não poderá ter certeza dos dados do simulador. Então, fique atento!
Outro ponto importante é se você possui algum período de trabalho rural, especial, como professor ou como pessoa com deficiência.
Se esse for o seu caso, você não deverá confiar no simulador do INSS, pois ele não contabiliza e nem faz a conversão desses períodos como tempo “comum”.
Como ter certeza da melhor aposentadoria possível?
Mesmo que as informações estejam corretas, o ideal é você procurar um advogado especialista em direito previdenciário para ter certeza que é o momento certo para você se aposentar.
É esse profissional que poderá realizar o seu Planejamento Previdenciário e apresentar todas as possibilidades do seu caso, com valores e análises de toda a documentação.
Veja a diferença entre o Planejamento Previdenciário de aposentadoria e o simulador do MEU INSS:

CONCLUSÃO
Cuidado ao confiar somente no simulador do INSS, pois ele não leva em consideração todas as regras de aposentadoria e verifica seu direito somente pelo CNIS.
O conhecimento específico na área faz toda diferença na busca pelo melhor benefício, por isso, contar com um profissional de sua confiança, que seja especialista em direito previdenciário é fundamental.
Um advogado especializado irá não apenas avaliar se você preencheu todos os requisitos e adquiriu o direito de se aposentar, mas também se é o melhor momento de iniciar o pedido de sua aposentadoria, o profissional vai fazer o possível para garantir todos os seus direitos e garantir o melhor benefício levando em consideração o seu momento de vida.
header.all-comments